Blog

5 dicas para diminuir o consumo de combustível do seu carro

A preocupação com o consumo de combustível de um veículo é tradicional. Mesmo que alguns modelos de carros exijam mais ou menos gastos, o que muitas pessoas não sabem é que práticas simples podem diminuir esse consumo. Com bons costumes de direção e manutenção, por exemplo, é possível reduzir em até 35% o gasto de energia do automóvel.

Não sabe como alcançar esse número? Separamos 5 dicas para ajudar você:

1.    Mantenha velocidade constante;

Acelerar e frear muitas vezes quando se está dirigindo exige mais do motor, e isso aumenta o consumo de combustível. Consequentemente, a inconstância de velocidade torna-se um dos piores inimigos da economia. É importante evitar picos de aceleração e freadas bruscas. Quando você acelera gradativamente e, então, mantém a velocidade constante, o automóvel responde com eficiência, sem consumir em excesso.

2.    Reduza o peso do veículo;

Quanto maior o peso a ser transportado pelo carro, maior o gasto de combustível. Afinal, quanto mais pesado o veículo estiver, mais força o motor terá que fazer para movimentá-lo. Por isso, com o objetivo de moderar os gastos, procure carregar apenas o que precisar. Uma boa dica é evitar malas e outros itens pesados no porta-malas, por exemplo.

3.    Dê atenção aos pneus e ao óleo;

Os pneus são responsáveis por até 20% do uso de combustível. Como resultado, é fundamental ter atenção contínua à calibragem, mantendo as rodas alinhadas. O desalinhamento provoca resistência ao rolamento dos pneus, e o efeito é o aumento de consumo de energia. Além disso, quanto ao óleo, utilizar uma substância de má qualidade ou vencida também eleva o consumo, por gerar maior atrito do motor.

4.    Use o ar-condicionado com responsabilidade;

As orientações em relação ao ar-condicionado são simples. Em primeiro lugar, lembre-se de desligar o aparelho um pouco antes de chegar ao local de destino. No momento em que sair com o carro, procure rodar um tempo com os vidros abertos antes de ligar o ar. Por último, se for realizar um trajeto pequeno com o veículo, é recomendado não acionar o sistema para não desperdiçar combustível.

5.    Respeite a troca de marchas.

Trocar as marchas na rotação certa, cuidando para que o giro do motor esteja compatível com a marcha escolhida, é essencial para o bom desenvolvimento do automóvel. As chamadas esticadas na troca de marcha são adversárias do baixo consumo! Para não prejudicar o veículo, siga as orientações do manual.

Finalmente, se possui dúvidas relacionadas à ingestão de combustível de cada modelo, visite a Arbex Automóveis. Aqui, contamos com uma equipe preparada para auxiliar você na busca pelo carro ideal.